Acabei de postar um comentário extenso no nosso fórum irmão GR86 sobre este assunto frustrante e, para ser justo (já que fui eu quem iniciou este tópico), vou apenas "copiar/colar" o mesmo comentário aqui, para aqueles que possam estar interessados. Aqui está:
Postagens recentes interessantes de alguns entusiastas entusiasmados desde que verifiquei este tópico pela última vez. Parece que estamos chegando a algum tipo de consenso geral, o que é bom e ruim. O bom é que acho que todos estamos chegando a um nível de exaustão ao tentar encontrar uma solução viável e durável para o infame problema do "ruído dos pneus/estrada", e precisamos de uma pausa. Mas, o ruim é que muitos de nós ainda não encontraram alívio de ruídos desagradáveis ao dirigir nossos carros em estradas com textura áspera. Então, alguns comentários para resumir meus sentimentos e experiências, neste momento, para sua informação:
1. Acredito que a grande maioria dos proprietários de BRZ/GR86 de segunda geração não estão nem um pouco preocupados com o problema do ruído. Acredito que isso ocorre porque o ruído só aparece ao dirigir esses carros em superfícies de estradas de concreto mais duras que só são encontradas em certas áreas dos EUA e, evidentemente, em outros países também. Eu moro ao norte de Seattle, WA, e posso garantir que a maioria das rodovias por aqui está longe de ser "suave". Mas, hoje mesmo, encontrei um trecho de asfalto liso em uma seção da I-5 que havia sido colocado como um "remendo" temporário enquanto outras seções da rodovia estavam sendo reparadas. Não houve absolutamente NENHUM ruído ao longo deste curto trecho, mas assim que voltei para o concreto "normal", tudo desmoronou novamente. A culpa é do carro? Ou é a superfície da estrada?
2. Já experimentei três conjuntos diferentes de pneus no meu BRZ Limited '23: (a) os Michelin PS 4 OEM, (b) os Continental Ext. Cont. DWS06 que foram muito divulgados por muitos, e agora os Pirelli P-Zero A/S +3 que a Tire Rack descobriu ser o mais silencioso de nove pneus UHP A/S diferentes. Nunca mais montarei os PS4, mas lamento dizer isso porque tive muita sorte com todos os tipos de pneus Michelin em meus carros por muitos anos. Esses pneus são muito duros, implacáveis e barulhentos para o meu gosto. Da mesma forma, não vejo motivos para voltar aos Continentais, pois a redução de ruído com eles, se houver, foi infinitesimalmente pequena em comparação com os PS4, na minha opinião. Por enquanto, estou ficando com os Pirellis, pois achei que eles andavam um pouco menos bruscamente do que os outros dois, e também preferi a sensação de direção deles. Infelizmente, os níveis gerais de ruído, medidos com o aplicativo do meu telefone, foram indistinguíveis para os três. Agora, terminei de experimentar pneus diferentes. O problema está dentro do próprio carro, mas somente quando o carro está atravessando concreto com superfície áspera ou estradas de "selagem de lascas". E duvido que eu possa convencer o estado de Washington a repavimentar a maior parte de seu sistema rodoviário interestadual!
3. Em desespero, finalmente tentei modificar os suportes em V originais do meu carro. Fiz um único furo grande na "parte superior" de cada barra em V, perto da extremidade de montagem da parede corta-fogo, e enchi cuidadosamente cada barra com areia seca, embalando-a o máximo possível. Selei cada furo com uma vedação de borracha redonda (como uma ilhó sem furo) que se encaixava firmemente, mas a reforcei com uma fita zip-tire em cada vedação, só para ter certeza. Gravei um "som de teste" entre as barras cheias e não cheias, enquanto ambas estavam suspensas no espaço em uma chave de fenda grande. Depois de bater em cada barra com um martelo de metal, o efeito de amortecimento de som foi definitivamente aparente. Tentarei anexar um vídeo abaixo. Mas, depois de remontar as duas barras cheias e amortecidas no carro, descobri que a redução no zumbido e uivo era quase imperceptível. Devo também acrescentar que dirigir sem as barras no lugar também produziu muito pouca melhora nos níveis de ruído. Então, tentei anexar o vídeo do iphone de 20 segundos, mas ele foi rejeitado. "Extensão" errada, e sou muito luddita para descobrir como modificá-lo. A areia mudou o som de um "toque" agudo para um "estrondo" mais abafado, mas ainda não resolveu o problema do carro.
4. Posso ainda experimentar as barras em V Nameless e talvez até as barras de torre de suspensão Nameless (dianteira e traseira), pois bons relatórios apareceram a favor delas. Duvido que o problema seja resolvido e, depois disso, se eu ainda estiver muito frustrado, posso tentar a aplicação de materiais de amortecimento de som aqui e ali. Principalmente, vou me concentrar, como @CiscoESP sugeriu, em apenas desfrutar de dirigir meu carro em quaisquer estradas melhores que eu possa encontrar na minha área.
Obrigado a todos que contribuíram para esta longa discussão. Talvez uma solução eficaz seja encontrada algum dia, pois obviamente há muita atividade acontecendo no mercado de reposição em relação aos nossos "gêmeos".